CURSO DE

Escultura Presencial

Horários

Terças (tarde): das 14h00 às 17h00
Terças (noite): das 19h00 às 22h00
Quartas (noite): das 19h00 às 22h00
Sábados (manhã): das 9h30 às 12h30

Havendo disponibilidade de vaga no horário escolhido, o início é imediato. Não é necessária formação de turma.

Máximo de 10 alunos por turma.

Mensalidade

R$ 450,00
Média de gasto inicial com materiais: R$140,00 (Ferramentas, massa e base que podem ser reutilizados durante todo curso)

Duração

Visando um melhor aprendizado, o andamento do curso varia de acordo com o desenvolvimento individual.

aula experimental

Agende sem compromisso no link "Pré-inscrição" abaixo.

Local

Rua Botucatu, 527A - Vila Clementino - SP (Sobreloja)

Próximo às estações de metrô:
Santa Cruz e Hospital São Paulo.
Pré-inscrição

o CURSO

Ao observarmos as obras-primas do passado, os grandes mestres nos revelam que a verdade por trás da concepção artística reside no processo — é na interação com o próprio trabalho que se desdobram as reais questões. Neste sentido, o curso visa apresentar ao aluno a estreita relação com a prática, a importância da técnica enquanto instrumento de expressão e a constante busca por entendimento que nos conduz pelos caminhos do ofício. 

Norteado por um sistema pictórico, o método vai além da mera realização física da figura. O entendimento da luz, do movimento e da escultura enquanto objeto visual são as bases fundamentais da nossa construção.

Dedicado a qualquer pessoa de mente curiosa, disposta a adotar a modelagem como ferramenta de autocompreensão. 

MÉTODO

O método busca relacionar conceito e prática, a cada etapa aplicamos exercícios que possibilitam ao aluno o contato direto com questões fundamentais da construção pictórica.
Sendo o desenho a principal base das artes visuais, alternamos os exercícios entre desenho e escultura, facilitando assim paralelos técnicos e relações visuais

1.  FUNDAMENTOS - Observação pictórica.

Exercício de Desbloqueio
Prática: Desenho de cabeça para baixo / Baixo-relevo de cabeça para baixo
Leitura de Espaço Negativo
Prática: Desenhos e Baixos-relevos com modelos de animais
Leitura de Espaço Positivo e Topografia
Prática: Desenhos e Esculturas com modelos estilizados
Limpeza e Simplificação
Prática: Desenhos e Esculturas com modelos de animais

2.  ESTRUTURA ANATôMICA - Entendimento da forma humana.

◦ Estrutura e simplificação:
- Olho, Nariz, Boca e Orelha
- Ecorchè da Cabeça Humana
- Pé e mão
- Corpo Humano

3. LUZ e MOVIMENTO - DESDOBRAMENTOS VISUAIS.

Valor e Borda - Drapeado
Leitura aplicada - Estudos a partir de faces

Os quatro elementos aplicados:
Terra: Estrutura em camadas - Solidez da cabeça através da luz
Fogo: Superfície em movimento - Variações de borda em diferentes abordagens aplicadas ao busto
Água: Gesto e Composição - Fluxo, movimento e silhueta aplicados ao corpo humano
Ar: contraponto espacial dos planos - Distribuição dos planos em profundidade (Torso humano)

Projeto final: Estudo de caso baseado na obra de um antigo mestre

*Deste ponto em diante o aluno poderá escolher uma temática de seu interesse e personalizar seus estudos.*


INSTRUTOR:

HENRIQUE RAINHA
Henrique Rainha iniciou seus estudos na modelagem em 2011 e desde então faz da escultura sua companhia diária. Atuou como instrutor durante 5 anos na ICS Escola de Arte e 3D, trabalhou como modelador freelancer em produções publicitárias, encomendas particulares e longas de animação.
Atualmente dedica-se a sua produção autoral, tendo obras publicadas por duas vezes na revista norte-americana “The Guide Artist” e no livro “Spectrum - The Best in Contemporary Fantastic Art” edições 26 e 27. Nos anos de 2019 e 2021 foi selecionado para o salão de arte “Figurativas” tendo seus trabalhos expostos no MEAM em Barcelona.
Trabalha constantemente em suas aulas, além do método, busca trazer aos alunos tudo aquilo que a vivência diária do ateliê proporciona em termos de aprendizado.
“A escultura é também um caminho para compreender a natureza das coisas, um microcosmo delicado, que somente adentra quem faz de si instrumento. Ofício árduo e solitário que, no entanto, revela o simples e gera vida ao redor.”